quinta-feira, 5 de março de 2009

Moqueca de Peixe com Molho de Camarões

Confesso que foi a primeira vez que me arrisquei num prato como esse, mas ficou perfeito porque Papai do Céu é bom demais e não ia gostar de me ver triste... Segui a receita a risca e ficou muito gostoso.


Tome nota!


Ingredientes: 4 postas de peixe (3cm de grossura cada), 500 g de camarões médios limpos, 6 sementes de coentro, 2 cebolas grandes raladas, 1 pimenta malagueta (usei dedo de moça), 3 tomates grandes e maduros, sal a gosto, Suco de 1 limão, 1 xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de azeite-de-dendê.


Preparo: Soque bem as sementes de coentro e misture-as às cebolas, à pimenta bem picadinha, e os tomates sem pele e picados. Amasse bastante, até obter uma pasta. Adicione sal e caldo de limão. Cubra o peixe e os camarões com esta pasta e deixe pelo menos por 1 hora, para tomar gosto.


Arrume as postas de peixe em uma panela, com os camarões por cima. Cubra tudo com o tempero. Junte a água e o azeite-de-dendê, tampe e leve ao fogo moderado, deixando cozinhar até que o peixe e os camarões fiquem macios (de 10 a 15 minutos).


DICA: A verdadeira moqueca deve ser feita em panela de barro, mas dessa vez eu fiz na panela comum mesmo pois ainda não tenho a de barro...


Sirva com arroz branco, salada verde e um pirãozinho feito com o caldo.

Um comentário:

Lourdes Sabioni disse...

Diferente da moqueca que eu faço...vou experimentar já que é quaresma, vamos comer peixe! Bjs

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!