segunda-feira, 1 de março de 2010

Bacalhau a Portuguesa

O bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas sazonais como a quaresma, a Semana Santa e a Páscoa. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas do ano. Também não é para menos, deixando de lado questões ligadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado” ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala.


Sinceramente, pode ser uma boa idéia esperar essas datas passarem e aí pegar uma boa promoção de bacalhau. Então, o que comer na Semana Santa? Isso é fácil. Opções de bons peixes não faltam, desde o robalo, o linguado, o atum, a sardinha e a anchova até os peixes de água doce. Contudo, eu não posso deixar de lhes indicar uma receita maravilhosa, fácil e linda seja para a Semana Santa ou para qualquer outra época do ano!


Tome nota! Essa receita é para 4 pessoas!


Ingredientes: 1 kg de bacalhau; 1 pimentão verde; 1 pimentão amarelo; 1 pimentão vermelho; 3 tomates; 3 cebolas; 10 batatas (pré-cozidas); 1 vidro de palmito; azeite extra virgem; azeitonas pretas portuguesas e orégano.


Preparo: Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.


Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas.


Sirva com arroz branco e um bom vinho!!!



Obs.: Só para tirar a dúvida de algumas pessoas quanto ao post abaixo, não sou celíaca (intolerante ao glúten). Apenas quero desenvolver a prática de uma boa alimentação com outros ingredientes além das farinhas brancas. A intenção é saber um pouco de tudo para colocar aqui no blog opções para todos os gostos, estômagos e bolsos! Um beijo a todas!!!

5 comentários:

Rose disse...

Bom saber que não é celiaca, e parabéns por apresentar um pouco de tudo...gostei.

E você voltou com tudo eita receitinha boa, amo bacalhau sempre digo que com azeite e alho já tá bom demais pra mim...só tiraria a azeitona preta nós duas não nos damos muito bem, mas o reto ta perfeito...
Bjinhus e boa semana!!!

Ana Carla Benet disse...

Aiiii, pára tudo pq AMO bacalhau. Numa família de avós portugueses, o Natal aqui em casa não é Natal se não tiver bacalhoada.

Esse seu tá com uma cara ótima !

Tô cheinha de água na boca.

Bjo

Bruna Miranda disse...

hummm!!!Delicia essa receita,mas concordo plenamente com vc o preço é muuuuito salgado,principalmente nessa epoca,eu uso as opçoes que dão ao meu bolso e sempre funciona,mas essa vou tentar,né,prq afinal sou filha de Deus,kkk!obrigada pela visita amiga;xero pra vcs!!!

PratosdaBela disse...

Grazi, esses bacalhau está com um aspecto maravilhoso, ainda hoje comi bacalhau...
Jinhos ffos

Fla disse...

Grazi, sabe que eu como não sou adepta do bacalhau, toda páscoa acabo comendo "berinjela a milanesa" risos...já virou tradição.

Beijos

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!