sexta-feira, 26 de março de 2010

Sexta-feira Santa e Páscoa

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

No domingo seguinte à Sexta-feira Santa, é Páscoa. Nessa data, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é passagem.

Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate.

Aqui em casa, celebramos a Páscoa como um momento de renascer em novos tempos. Era de melhoria interna, onde cada um faz a sua reflexão no sentido de evoluir como pessoa, como irmãos, filhos de Deus e acima de tudo como espírito. E também, é claro, trocamos ovos de Páscoa após um delicioso almoço em família.

O ovo de Páscoa é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida.

Agora que já fiz um resumo dessas duas datas religiosas importantes e que já contei um pouquinho de como fazemos aqui em casa, que tal você também me contar como costuma ser a sua Semana Santa???

Um beijinho carinhoso!

3 comentários:

Carolina Andrade disse...

Grazy, é bacana as pessoas lembrarem da verdadeira importância da Páscoa, muita gente se esqueçe, só pensa nos chocolates!! Bacana!! Uma linda páscoa pra você!!

Fla disse...

Grazy, infelizmente tem muita gente que só lembra da Páscoa para comer os ovos mesmo.
Em casa esse anos vamos nos reunir, a minha família e do meu marido, porque calhou de ser aniversário dele também. Vamos almoçar todos juntos e celebrar as duas datas.
Pra você de antemão, já desejo uma Feliz Páscoa!
Beijos

www.culinariasaborecor.com disse...

Esperamos que a humanidade comemore essa passagem com o verdadeiro sentido e importancia que essa data tem, e aproveito para te desejar uma feliz e com bastante harmonia Pascoa. beijinhos e bom fim de semana

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!