terça-feira, 22 de novembro de 2011

22 de novembro: Dia da Música

Oi gente, tudo bem? Desculpem pela falta de postagens ontem, mas meu dia foi super atribulado e realmente não tive tempo! Mas hoje cá estou para homenagear esse dia tão importante: o dia da música!


A palavra música vem do grego "mousikê", que tem como significado, a arte das musas.


Não se sabe ao certo quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair ritmo, som, melodias. Diferentemente de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Sendo assim, fica ainda mais difícil tentar delimitar o "nascimento" dessa expressão. Porém, pode-se afirmar que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa observar, porque a partir dele o homem vai começar a buscar outras manifestações, como assobios, uivos, gritos, que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música em seu estilo mais primitivo.


O dia 22 de novembro é também o dia de Santa Cecília uma santa cristã, padroeira dos músicos, pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. De família nobre italiana é uma cristã desde a infância". Ela foi dada em casamento,contra a vontade,a um jovem chamado Valeriano. Estando só com o noivo, disse-lhe, Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal. Valeriano, ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite.


Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da Música Sacra Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.


E para comemorar em grande estilo essa data, no Rio de Janeiro haverá um evento nesta terça-feira - 22/11, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil.


MP, A e B Chango Farias Gomez / Nó em Pingo D’água
Um painel surpreendente de afinidades musicais entre Brasil e Argentina. Na série, que foca, sobretudo, novos intérpretes e compositores dos dois países, estarão lado a lado destaques brasileiros do choro, do samba e da MPB e argentinos do tango, do folklore e da MPA.


O Samba y La Zamba – Chango Farias Gomez / Nó em Pingo D’água

Horário: às 12h30 e às 19h

Teatro II Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Ingressos: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia entrada)


E então? Vamos?


Um beijo!!!


Um comentário:

Gina disse...

Bacana, Grazy!
Sabia que meu filho é músico? Pois é, tem show dele na sexta, 25, no Espaço Cultural Sérgio Porto.
Grata pela visitinha!
Bjs.

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!